A purificação do leproso e a salvação da humanidade
Certa vez Jesus curou um leproso, tal história está registrada em Mateus 8.1-4, o texto nos conta: "E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.
Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho".
Após ler este texto uma pergunta salta em nossa mente: Por que Jesus manda aquele homem se apresentar ao sacerdote?
Jesus sabia muito bem qual era o ritual que deveria ser realizado para que uma pessoa pudesse ser declarada limpa da lepra. Na verdade Jesus queria dar testemunho sobre si mesmo, ou seja, sobre o Messias, sobre o Salvador de toda a terra.
A pessoa leprosa nos tempos bíblicos sempre foi visto como portador de um grande castigo, e sua doença como consequência de um terrível pecado, a própria lepra era vista como sinal de imundície, e era e é um sinal perfeito para o pecado, que come a carne, e destrói o portador do mal.
Em Levítico tem a orientação de como deveria ser realizado pelo sacerdote o ritual de purificação, após o individuo passar por todo o processo ele poderia ser declarado limpo, e assim podia voltar ao convívio social, e ao seio familiar, que ora era-lhe proibido devido a sua imundície (Levítico 14).
Dentro daquele ritual, havia um momento em que o sacerdote deveria fazer o seguinte: Levítico 14.14: "E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito".
Eis os significados de cada parte do texto acima:
Orelha direita - ouvidos restaurados para ouvir a Palavra do Senhor;
Mão direita - o novo homem, limpo, liberto das suas imundícies agora poderá realizar obras para o Senhor seu Deus, por toda a nova vida;
Dedão direito - Aquela pessoa limpa de seu pecado pelo sangue da expiação poderá trilhar novos caminhos .
Todo o evangelho é evidenciado na purificação do leproso, Jesus nos livrou da culpa do pecado ao levar sobre si as nossas iniquidades, ele pagou com a vida, foi desprezado, humilhado, desamparado, até Deus o rejeitou na cruz, porque ele se fez pecado por nós.
A cruz de Jesus não era apenas um objeto, seu símbolo para os escritores bíblicos era de um objeto de tortura, sofrimento, não era apenas madeira, era lugar de suplício, tortura, mas Jesus não foi morto, ele se ofereceu, ele se desligou na cruz.
O cordeiro puro, a ave limpa do sacrifício, para limpar nosso pecado.
Aquele que é a Palavra, que agiu diretamente na criação, se entregou por nós, por isso não podemos desprezar tão grande sacrifício, é por causa Dele que estamos aqui! Ele (JESUS) não nos deixou só, nos deu Sua Palavra, nos deu o Seu Espírito,
Portanto, o leproso eramos nós, sem Cristo, imundos, longe do amor de Deus, mas agora Limpos dos nossos pecados, pelo sacrifício do único que é Digno, Jesus, podemos estar juntos ao Pai.
Pois a Palavra de Deus já nos dizia:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3.23
"Porque o salário do pecado é a morte" Romanos 6.23
Só há uma forma de nos achegarmos a DEUS:
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". I Timóteo 2.5
Pr. Magner Araújo
A purificação do leproso e a salvação da humanidade
Reviewed by Pastor Magner Araujo
on
09:00
Rating:
Nenhum comentário: