Meditações e Estudos

 Devocional escrito para o "Andando na Contramão do Mundo 5" 
que foi realizado no dia 12/04/2014
 
Para nós o normal é ser diferente?


Romanos 5.20b; 6.1b, 2, 8: “Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça (…) Então, qual seria a conclusão? Devemos continuar pecando a fim de que a graça seja ainda mais ressaltada? De forma alguma! Nós que morremos para o pecado, como seria possível desejar viver sob seu jugo? E mais, se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos!”

Eis ai a questão, muitos apesar de se simpatizarem com Cristo, continuam pensando que a Graça lhes permite fazer o que quiserem, pois acreditam que “afinal de contas a Graça tudo cobre”
 
Mas, não é assim, Paulo esclarece que se morremos para o pecado, “Como seria possível desejar viver sob seu jugo?”. O problema é que muitos jovens e adultos estão desejosos de permanecer debaixo do jugo do pecado, pensam que liberdade é igual a libertinagem, podem beber até cair, pode levar as namoradas para os motéis, podem trair, mentir, trapacear, roubar, porque pensam: “estamos debaixo da graça”, mas isso não é assim, Paulo exorta que “se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos”. Se morremos para o jugo (peso, escravidão) do pecado, precisamos ter uma vida com Cristo, viver com Ele. Caso contrário estamos vivendo uma mentira, e menosprezando a Cruz de Cristo, na verdade se permanecermos com as práticas do pecado estamos nos iludindo, pensando ser de Cristo, sem sermos de verdade.

Concordo com o comentárista da Bíblia BKJ, que diz que 'Paulo em seus ensinos a respeito de nossa união com Jesus, enfatiza 02 pontos: 1- A remoção completa de nossas culpas pela morte de Cristo Jesus; 2- A eficácia da ressurreição do SENHOR, originando uma nova vida de santidade que envolve toda a alma, consciência e corpo físico do cristão sincero, e que dia a dia transforma-lhe o caráter à imagem de Cristo. Os principais indícios do novo nascimento (em Cristo) são justamente a vontade imensa de adorar a Deus, comunhão com os irmãos, fome pela Palavra, disposição para evangelizar (contar a boa notícia da salvação) o mundo e a busca perseverante por uma vida santa, contudo, sem legalismo ou fanátismo'. (Destaque em parênteses nosso).

Se praticarmos estas coisas, se nos esforçarmos para viver com Cristo no nosso dia a dia, com toda a certeza estaremos andando na Contramão do Mundo, e ao mesmo tempo, ensinando todos a observarem o que Cristo ensinou, então para nós será normal, ser diferente.

Pr. Magner Ribeiro de Araújo


 ___________________________________________

Série: Histórias da nossa humanidade

Título: Cura-me e Serei Curado


MENSAGEM PREGADA NA PIB GOIÂNIA NO DIA 26/01/2014 NO CULTO DA MANHÃ





Introdução





Todos aqui são pecadores. Acredito que como eu alguns quando pecam se entristecem, mas também acredito que outros não estão nem ai. O pecado é algo incurável, e enquanto estivermos neste corpo carnal estaremos sujeitos a ele.


Por isso, nesta manhã quero falar sobre uma das histórias registradas na Bíblia que evidenciam nossa humanidade.





Jeremias 17.1, 14


Oração


  1. JUDÁ ESTAVA EM PECADO – vs. 1

O povo de Deus desde Genesis, sempre vinha pra Deus e se afastava de Deus, foi assim ao longo de toda a história.


Aqui neste contexto, está se cumprindo o juízo de Deus sobre a nação de Judá, pois, não tinham cumprido a aliança firmada conscientemente com o Senhor (Dt. 28.15; 30.17-19). Israel, o reino do norte, já havia sido levado cativo, agora era a vez de Judá.


Para terem ideia da dureza do coração daquele povo: Jeremias ministrou em Jerusalém 40 anos aproximadamente (627-586 a.C.) e no Egito 05 anos (Jr. 43-44). Aconselhou 05 reis e 01 governador de Judá, bem como os rebeldes judeus restantes que fugiram para o Egito.


Jeremias foi chamado para um ministério de proclamação de julgamento contra a nação, por isso foi considerado como traidor pelo seu povo e parece que não viu nenhum destes se converterem ao longo dos 40 anos de ministério.


O povo estava tão envolvido em situações de idolatria, que até suas crianças eram sacrificadas regularmente a Baal e a Moloque (7.31; 19.5; 32.35). O povo outrora chamado para uma aliança com Deus era agora um povo apóstata (6.20; 7.21-29). Seus sacerdotes e profetas eram reprováveis e grandemente corruptos (5.30-31; 6.13-15; 14.14).



Por isso aqui Jeremias diz (verso 01): O pecado de Judá está escrito com um estilete (ponteiro) de ferro; com ponta de diamante”.



Naquela época as inscrições e documentos eram feitos em pergaminhos, papiros, peles de animais devidamente preparadas, contudo, quando queriam que uma mensagem ficasse gravada durante muito mais tempo sem se perder, eles usavam esta ponteira de ferro, ou estilete, que esculpia nas pedras ou madeiras a mensagem, então esta mensagem permanecia enfincada na rocha ou na tábua por décadas ou até quem sabe, séculos. A mensagem que estava enfincada no coração de Judá era o próprio pecado e, além disso, seu coração era tão duro e impenetrável que se usa a ideia de um ponteiro ou estilete com ponta de diamante.



Judá estava em pecado e...


  1. OS SEUS SINTOMAS ERAM EVIDENTES

O primeiro sintoma do pecado era...

  1. Cegueira – adoram o que não pode salvar – vs. 2: “Seus filhos se recordaram dos seus altares e dos seus postes sagrados, junto às árvores frondosas, sobre os altos montes

O povo não estava adorando a Deus, mas sim ídolos estranhos, debaixo de árvores, nos altos dos montes, perante estátuas e postes ídolos, estavam cegos, curvavam-se diante de imagens e poste ídolos, feitos por mãos humanas.


O pecado faz isso, ele cega, faz com que a pessoa não perceba o ridículo, aquilo que é irracional, em vez de olharem para a criação, ou mesmo, como era o caso de Judá para os livramentos do Deus verdadeiro, se iludem, criam fantasias inúteis, ilusões infernais e as seguem, longe das Palavras de Deus.

      Interessante observarmos que no verso 03 que até a natureza pagará pelo pecado do homem, o texto diz: “ó monte do campo, os teus bens e todos os teus tesouros darei por presa, como igualmente os teus altos por causa do pecado, em todos os teus territórios”.

Outro sintoma do pecado é que o ser humano...

  1. Confia em quem não pode ajudar – v. 5 “Maldito o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e motivação, mas cujo coração se afasta do SENHOR!”.


Essa lição, muitos ainda não aprenderam; toda orientação, direção e atitudes, precisam vir do Senhor. Muitos dizem que estão orando, buscando a Deus, mas as atitudes mostram o contrário, a confiança principal está na força humana, influências, jogos de interesses, políticas. O texto diz que não é apenas a confiança que esta sendo depositada na carne humana, mas inclusive as motivações que levam o povo a realizar coisas, estão erradas.

Meus irmãos isso é muito sério. Quando buscamos mais orientações e motivações no homem do que em Deus, estamos pecando. Quantos negócios são feitos baseados em confiança com outras pessoas, pensamos: “ele me conhece, ele vai me ajudar; ele é influente, pode me socorrer; ele é capaz, pode me ajudar;”, quando pensamos e agimos assim, nos afastamos de Deus.

Muitas vezes na história de Israel eles tentaram buscar auxilio em governos, como o Egito, mas Deus sempre desaprovou, e sempre pagaram alto preço por confiar em outros e não no Deus Eterno.


Verso 5 - Deus não apenas reprova a estes, mas também os amaldiçoa, para aqueles que praticam tais coisas, Deus diz: “Maldito é o homem...”.

Existe aqui no verso 5 e 6 um contraste muito grande com a primeira parte do verso 8.

  • Enquanto que o homem que confia na carne mortal, na sua força e motivação, é como um arbusto no deserto, que não percebe quando o bem aproxima; já o homem que confia no Senhor, cuja fé esta totalmente no SENHOR, será como uma árvore que não se afligirá (ou uma árvore que não receia) quando vier o calor.


Segundo o comentarista Adeyemo (Comentário Bíblico Africano, p. 896), o sentido aqui é: “que o amaldiçoado jamais conhecerá (ou verá) a prosperidade e que o calor jamais perturbará o abençoado”.


Este texto não nos fala somente do pecado em si e seus sintomas, ele também nos esclarece quanto a...


  1. GRAVIDADE DO PECADO

  1. Sem remédio, incurável – vs. 09a “Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável”.

Não há nada, existente no planeta terra, mais enganoso e sem remédio que o coração pecaminoso do homem, é uma doença que não tem cura.


O fato de sermos salvos em Cristo, não nos eximiu do pecado, o homem continua pecador e miserável, ele escorrega, cai, e se não se arrepender, ficará prostrado.


O pecado é como uma força que nos puxa pra baixo, nossa carne está impregnada deste mal.


Esta verdade é tão real, inclusive, na vida do Salvo em Cristo, que o apóstolo Paulo diz em Romanos 7.18, 24: “Porque sei que na minha pessoa, isto é, na minha carne, não reside bem algum; porquanto, o desejar o bem está presente em meu coração, contudo, não consigo realizá-lo. Miserável homem que sou! Quem me liberará (livrará) deste corpo de morte?”. (grifo nosso).



Mas ainda pode haver Esperança... Porque a...


  1. A SALVAÇÃO VEM – vs. 10 e 14

  1. O Senhor é o único que conhece o coração humano – vs.10

Somente Yahweh, o SENHOR, sonda, examina e entende nosso coração. Ele é o único capaz de retribuir, a cada um, segundo a sua atitude porque ele conhece o mais íntimo do nosso ser.


Esta responsabilidade não é nossa. Então nada de tentar fazer justiças com as próprias mãos, porque nosso coração, não possui esta capacidade.


Aquilo que para o homem é impossível, Deus pode, porque ele Vê o íntimo da nossa alma. E Ele é totalmente JUSTO.

O braço do homem não é capaz de Salvar, muito menos curar, mas Deus pode. O Senhor é o único que pode, outros tipos de cura são paliativos, a única cura verdadeira e salvação verdadeira vêm do Deus verdadeiro.



  1. Por isso temos de clamar como Jeremias – vs. 14: “Cura-me, ó Yahweh, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu adoro e louvo.”

O senhor é quem pode nos curar e salvar definitivamente. Quando nós por acaso nos sentimos envergonhados pelo pecado, ou quando estamos fracos e sem forças para prosseguir, podemos clamar a Ele, ‘Cura-me, Salva-me”.



E Ele vem, porque Ele e somente Ele é...

  1. A FONTE DE ÁGUAS VIVAS vs. 13b: “... porquanto desprezam o SENHOR, a fonte de água viva”.

Esta expressão: “água viva” sempre aparece na Bíblia, segundo F. F. Bruce (Comentário – NT, João 4.10) era muito comum e representava a água que jorrava de uma fonte ou nascente, ou ainda, de água corrente, ela era a oposta da água parada de uma cisterna ou poço, é a água refrescante a fonte que sacia plenamente a sede. Segundo este comentarista a água corrente ilustra de modo adequado o suprimento fresco e perene da graça de Deus, por isso o próprio Jesus usa está expressão para falar com a mulher samaritana em João 4.10. Ele é a fonte de água viva. Fonte refrescante da graça de Deus.



CONCLUSÃO



E espero que como Jeremias todos estejam angustiados com o pecado e por pecar, caso contrário você precisa urgentemente de Cristo na sua vida. Pois, a normalidade com que se veem as coisas mundanas ao redor e mesmo as suas próprias sem nada sentirem é um grande indício do distanciamento que você está de Deus e significa também, que pode estar bem próximo do inferno, e da perdição eterna.



E se você que já fez está decisão ao lado de Cristo, mas está frio como Judá, tem confiado no braço humano, buscado estratégias em politicas e influências, tem buscado outra coisa para dar resposta a sua vida, você também precisa pedir perdão a Deus e mudar de vida.

Você que está aqui nesta manhã, talvez estivesse até agora como aquele povo de Judá, longe de Deus, entregue completamente ao pecado, cheios de ignorância da vontade de Deus, confiando mais nas forças e estratégias humanas no que no Deus Eterno. Precisando se arrepender, pedir perdão. Hoje é o dia da Graça de Deus sobre a sua vida; hoje o Deus Eterno te dá à oportunidade de se arrepender e voltar atrás onde caiu. Talvez ao sair daqui você morra, pois todos nós estamos sujeitos a isso, então agora é a chance de se arrepender, e se entregar ao Deus Eterno, e isso só é possível através de Jesus Cristo. Se você ainda não fez sua decisão de estar ao lado de Jesus, agora é o momento. Se coloque em pé onde estiver, irei orar por você.

___________________________________________

Série: Histórias da nossa humanidade
Título: Fonte do que Clama!


MENSAGEM PREGADA NA PIB MARIA DILCE NO DIA 19/01/2014 NO CULTO NOTURNO

Texto: Juízes 15.18-19

Na Palavra de Deus temos várias histórias que mostram características do ser humano, gostaria de mostrar aos irmãos nesta noite uma história, que falou muito comigo nas últimas semanas, a história de um homem, que apesar de ser lembrado por seus erros, caracteriza muito bem o crente contemporâneo (principalmente os batistas).
Iniciaremos com a leitura bíblica que se encontra em: Juízes 15.18-19 (BKJ – Bíblia King James Atualizada)



Oração - Introdução

Sempre quando nos lembramos de Sansão pensamos em Dalila ou em sua grande força. Mas nesta noite, não quero acusar Sansão por todos os seus erros, quero na verdade mostrar algumas semelhanças dele conosco. Por esse motivo é que dei o nome de “uma história de nossa humanidade”.

Antes de analisarmos o texto que acabamos de ler, gostaria trazer uma breve introdução do contexto:

  • Sansão era da tribo de Dã, filho mais velho de Bila, concubina de Jacó (Gn. 30.1-6). Na divisão das terras de Israel, Dã ficou com 17 cidades, a bíblia relata que os Amorreus os empurravam em direção as montanhas não permitindo que descessem ao vale (Jz. 1.34), também eram oprimidos pelos Filisteus, cananeus, hititas, ferezeus, heveus e jebuseus (3.3-6). Uma parte dos danitas foi para o norte, nas terras não conquistadas por Israel (Juízes 17- 18). Alguns ficaram na porção distribuída por Josué, e foi nestas cidades que Sansão conduziu o povo. Suas cidades eram Zorá, Estaol, Timna, Elteque e Ecrom (Js. 19.41-46; 21.23). Esta última, Ecrom era uma das 05 cidades dos senhores dos Filisteus (Jz. 13.2, 25).
  • Os Filisteus são mencionados na bíblia em diversas passagens desde os tempos de Abraão, também conhecidos como “os povos do Mar”. Israel só consegue derrotá-los no reinado de Davi. Suas cidades eram: Gaza, Gate, Ecrom, Asdode e Ascalom. Eram poderosos militarmente possuíam carruagens, cavaleiros, soldados e guarnições (I Sm. 13.5; 10.5). Seguiam os ídolos Dagom (Jz. 16.23) e Astarote (I Sm. 31.10) - sacrifícios de crianças como oferta a estes deuses pagãos - na mesopotâmia Dagom (Jz. 16.23) era conhecido como pai de Baal. Foi perante a estátua de Dagom que a Arca da Aliança foi colocada após ter sido roubada dos israelitas e foi perante a Arca da Aliança que a estátua Dagom apareceu com a cabeça decepada juntamente com as mãos (I Sm. 5).
  • O cenário de Israel não era nada bom. Em Juízes 10.6 relata que o povo de Israel quando não tinha um Juiz abandonava o Senhor, e seguiram todos os deuses dos povos em volta. É neste contexto de opressão, idolatria e tentativa de expansão territorial que o povo de Deus estava inserido.
  • Sansão surge, como separado por Deus desde o ventre de sua mãe para, “iniciar o processo de livramento do povo de Israel” (Jz. 13.5b).

Apesar de todos os erros de Sansão, o texto bíblico esclarece que Deus usou até as decisões ruins de Sansão a trazer juízo sobre os filisteus (Jz. 14.4) e no Capítulo 13.25 diz que o Espírito de Deus o dirigia.

Retratos de um homem imperfeito:

  1. UM HOMEM DESOBEDIENTE (Jz. 14) – Deus orientou o povo de Israel a não se casar com mulheres de outros povos (Dt. 7.1-6). Mas, Sansão não se importou com isso, foi lá no meio dos inimigos de Israel e tomou para si uma esposa. Não é diferente de hoje! Muito crente em vez de buscar orientação de Deus para se casarem, preferem “ajudar” a Deus, procurando fora do arraial (igreja), seus esposos e esposas, namorados (as). Que diferença tem Sansão com muitos irmãos batistas, neste sentido? Quantos têm passado por cima das orientações de Deus sobre a santidade do casamento.

Outra semelhança com os cristãos contemporâneos...

  1. NÃO ZELA PELAS COISAS SANTAS (Jz. 14.8-9) – Sansão era nazireu como já dissemos (Nm. 6), isso significa que Deus o escolheu desde o ventre de sua mãe, mas isso também significa um voto a Deus, o nazireado. Este voto geralmente era por um período de tempo, apenas 03 homens na bíblia foram consagrados a Deus para cumprir este voto durante toda a vida, são eles: Samuel (I Sm. 1.11), Sansão (Jz. 13.3-5) e João Batista (Lc. 1.13-15). Mas mesmo tendo sido separado por Deus, Sansão, não se importou, preferiu seguir seus sonhos, ele poderia dizer como muitos têm dito em nossos dias “mas eu mereço ser feliz”; Na verdade ele disse para seus pais: “É esta a jovem pela qual me apaixonei” (Jz. 14.4) Sansão tocou em cadáver, comeu comida imunda, se casou com uma filisteia, se deitou com uma prostituta, Dalila.

Qual a diferença da igreja em nossos dias? Quantos ensinos, e exortações de Deus quebramos durante nossa vida?

Quando vamos orientar uma pessoa a respeito do namoro ou casamento fora dos padrões de Deus, eles insistem em dizer, ‘mas estou apaixonado (a)’, mas eu preciso ser feliz. Desprezam as pérolas de Deus. Será que nossa felicidade está acima da Glória de Deus que nos chamou para sermos seu povo, que nos salvou e chamou para sermos testemunhas de suas virtudes? Não estão nem ai, para as coisas santas? E nem para se santificarem!
Poderia citar outros podres, mas cada um aplique em sua própria vida o que precisam mudar.

Não quero aqui ser hipócrita e ficar apenas apontando o dedo e mostrando os erros de Sansão, mas quero que os irmãos percebam que muitas vezes agimos como ele, em situações diferentes, mas semelhantes, não nos submetendo inteiramente as orientações de Deus e entregando as nossas bênçãos aos ímpios. Fazendo negócios desonestos, andando por caminhos tortuosos.

Mas existe um momento que...
  1. O PODEROSO SE VÊ FRACO – Jz. 15.18-19

No texto que lemos ele tinha acabado de participar de uma grande batalha (Jz. 15.9-17).
Os israelitas sendo pressionados pelos filisteus reúnem 3000 homens de Judá e vão até Sansão para o prenderem e entregar aos inimigos, Sansão concorda em ir com eles.
Assim, o amarraram e levaram para a cidade de Leí (significa queixada), onde provavelmente ficava o quartel general Filisteu. Quando os filisteus o veem preso, “dão gritos de vitória” (vs. 14, versão BKJ), neste instante a Bíblia (RC) nos relata que o Espírito do Senhor veio e “possantemente se apossou dele”.
Ele viu do lado um pedaço de cadáver de jumento, uma queixada ainda fresca, e com ela, avança sobre os filisteus e mata mais de 1000.
E ainda faz uma piadinha no final, ou poesia como alguns acreditam, com o nome do lugar e a queixada que de jumento que usara, ele diz:

Com uma queixada avermelhada, deixei-os todos avermelhados”.
Cundall e Morris (2011; série cultura bíblica, p. 164)

Contudo...
Quando Sansão termina a matança acredito que ele olha ao redor, o esforço foi muito grande, apesar da adrenalina, e força que Deus havia lhe dado, seu corpo reage na tentativa de repor o desgaste da batalha, e a bíblia diz que ele sentiu ‘grande sede‘, mas não foi somente um desejo de beber um pouco d’água, foi ao ponto dele perder as forças físicas, e até emocionais, ele desanimou, ele desesperou. Não tinha onde beber água, ele não aguentaria andar quilômetros atrás de água, ele estava exausto. Ele deve ter pensado “agora estou perdido, sem ânimo, sem força, exausto, se os filisteus retornarem, eu morrerei!”.

mas será que agora terei de morrer de sede” (vs. 18b) - O Senhor me ajudou até aqui, agora vou morrer?

Este relato falou muito comigo. Há cerca de 3 meses passei por grande desgaste, desânimo, abatimento, estava me sentindo desamparado, sem saída, decisões a serem tomadas, e sem saber como, ou por onde proceder, pensei muitas vezes em desistir, pedir demissão, procurar um trabalho secular, estava mal. Lembrei das grandes oportunidades que tive, e perdi ou deixei passar. Poderia hoje, trabalhar no ministério Público, ou em parceria com a Nasa com sensores de monitoramento florestal, poderia trabalhar em uma grande empresa de engenharia em Goiânia. Pensei em tudo isso, mas o que via em mim, era incapacidade, frustração, não tinha forças.
Mas um dia, a bíblia abriu por acaso nesta passagem e meus olhos foram direto em cima do verso 18 do capítulo 15.

Sentindo grande sede, Sansão clamou a Yahweh...”.
dizendo: Foste tu, ó SENHOR, que alcançaste esta maravilhosa vitória pela mão do teu servo, mas será que agora terei de morrer de sede e cair nas mãos dos incircuncisos?”.
(versão BKJ)

Ele não tinha saída. O Poderoso Sansão, se vê humano e fraco. Como Elias, quando desejou a morte após matar todos os profetas de Baal e ser ameaçado por Jezabel.
Assim como eu naquele dia, assim como muitos aqui hoje. Se Deus não socorrer, pereceremos.

Mas há esperança... Precisamos Clamar a Deus e com certeza veremos...
  1. A DIVINA PROVIDÊNCIA – 15.19: Então Deus fez abrir a rocha que há na cidade de Leí, e dela brotou água. Sansão bebeu, suas forças foram revigoradas, e ele recobrou o ânimo. Foi por isso que se deu a essa fonte o nome de Em-Hacoré, Fonte do que Clama, que permanece fluindo até nossos dias em Leí

Aqui está a grande chave do sucesso de Sansão, mesmo que durante toda a narrativa de sua história, o vemos orando poucas vezes, o texto mostra que ele confiava em Deus, Sansão não foi um homem que se desviou dos caminhos do Senhor, ele teve grandes falhas, sim, mas ele orava a Deus, e não aos ídolos pagãos, mesmo no seu último momento de vida, ainda ora a Deus e cumpre o propósito pelo qual foi chamado (Jz. 16.27-31).
O texto diz não apenas que ele orou, como que sentado, confortavelmente em um banco de igreja ou na sala de sua casa, ou em uma reunião solene, ele Clamou a Deus, aqui, o sentindo é de intensidade, ele “tremeu nas bases” como dizem. Esta expressão aparece novamente em Juízes 16.28 quando ele já cego, CLAMA a Deus para que lhe dê forças só mais uma vez (Jz. 16.28).
Sansão era pecador, mas ele tinha Fé. E por isso ele é mencionado na lista dos heróis da Fé que está em Hebreus 11.32-33.
Sansão Clamou a Deus e o milagre aconteceu. Deus ouve o Clamor do seu servo. Pecador, miserável. Deus acode! Deus dá o escape! A providência divina surge mais uma vez!
O texto diz que ele bebeu a água e suas “forças foram revigoradas, e ele recobrou o ânimo”.

Clame ao Senhor, ele ouve o coração sincero, ele atende aos seus servos. Não existe barreira que o nosso Deus não possa transpor, não existe nada que Ele não possa fazer.
Talvez o erro tenha sido seu, talvez a fraqueza tenha sido sua, talvez você seja o culpado por tudo, como Sansão era culpado, mas Deus vê o coração quebrantado, arrependido, Ele vem e nos ajuda a continuar (Jz. 16.28-30).
Acredito que naquele último momento de vida, antes de sua morte, ele se arrependeu e o Deus da Graça viu seu coração.

  1. DEUS FAZ QUE A CALAMIDADE SE TRANSFORME EM FONTE DE ÁGUAS – “... En-Hacoré, Fonte do que Clama”.

O Lugar de desespero, Deus transformou em um Oásis no deserto, uma fonte de água para saciar a sede somente daquele que CLAMA ao SENHOR.

O fato de Deus ter feito brotar água daquele lugar foi tão extraordinário que o nome do lugar passou a se chamar: En-Hacoré = “Fonte do que Clama”. Aquele local ficou com um nome que glorificava a Deus.

O nome de Deus será glorificado ao atender o seu clamor.
Diante de tanta humanidade a Graça de Deus se manifestou na vida de Sansão e ele pôde se saciar com a água que Deus providenciou somente para ele.

Conclusão

Que a água de Deus sacie sua sede nesta noite, que seu Clamor também seja ouvido por Deus e que você se sinta cuidado pelo nosso maravilhoso Senhor.

Oração final
Benção Apostólica - Números 6.24-26



MARCAS DAS IGREJAS DO APOCALIPSE:



Positivo
Negativo
Éfeso
Apocalipse 2.2-3: 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.

Apocalipse 2.4: Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Esmirna
Apocalipse 2.9: Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Pérgamo
Apocalipse 2.13: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Apocalipse 2.14-15: 14 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
15 Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Tiatira
Apocalipse 2.19: Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Apocalipse 2.20-23: 20 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Sardes
Apocalipse 3.4-5: 4 Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Apocalipse 3.1-3: 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
2 Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Filadelfia
Apocalipse 3.8-12: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.


Laodicéia


Apocalipse 3.15-16: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.


 _____________________________________


Onde colocar o sal



"O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse. Qual é o gosto? - perguntou o Mestre". Ruim - disse o aprendiz.


O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse: - Beba um pouco dessa água. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou: - Qual o gosto? - Bom! Disse o rapaz. 


- Você sente o gosto do sal? Perguntou o Mestre.
- Não... – disse o jovem.


O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem, do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se um lago.


Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para mudar o que somos...”
 Fonte: extraído do boletim dominical da Igreja Batista Pão e Vida
Edição 515 - Org. do boletim irmã Ilze Norberto
_____________________________________


Posso me aproximar?



Quando estamos diante de uma autoridade e desejamos nos aproximar, geralmente precisamos pedir permissão, caso contrário corremos o risco de sermos expulsos ou até mesmo presos dependendo da situação.

Mas, é maravilho pensar que se tivermos verdadeiramente a Jesus isso não acontece com Deus. Vejamos Hebreus 4.14-16:


"Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" (versão Almeida Revisada Imprensa Bíblica )

O texto Bíblico diz que Jesus é capaz de compreender todas as nossas fraquezas, pois sofreu e em tudo foi experimentado, e por causa Dele (Jesus) nós podemos chegar com confiança diante do trono divino, ali, diante do trono, não seremos destruídos, pelo contrário encontraremos a graça de Deus (o favor que não merecemos), ali, além de encontrarmos a misericórdia que não merecemos, ainda encontramos o socorro para os momentos em que precisamos de ajuda.

Mas isso é pra quem? O texto diz que é para aqueles que 'tem' ('tendo, portanto...') o grande sumo sacerdote, sendo assim aqueles que não o tem, infelizmente estão fora.


Quem é o grande sumo sacerdote? O texto diz que é Jesus, Filho de Deus. Então quem não tem Jesus, esta fora.


Mas quem pode ter? Todos aqueles que reconhecem que são por natureza maus, pecadores, dignos de morte, mas que reconhecendo seu próprio pecado entendem que Jesus pagou o preço. Mas como assim? Poderiam perguntar!


A Bíblia ensina que o pagamento justo pelo pecado é a morte (Romanos 6.23), ou seja, todos os que pecam (toda a humanidade) é digna de morte porque são desobedientes a Deus por natureza (Romanos 3.23), mas o mesmo texto de Romanos 6.23 afirma que apesar de o salário do pecado ser a morte, o presente gratuito de Deus é a vida eterna através de Jesus Cristo. E é gratuito, isso mesmo, não precisa oferecer nada em troca, Deus te recebe por causa de Jesus, porque em nós não teria nada de bom a oferecer em troca deste presente (a vida eterna). Somente através do sacrifício (pagamento do preço de morte) de Jesus por mim e por você é que nós somos justificados, ou seja, quando Deus nos olha através de Jesus ele nos vê justos, porque Jesus nos justifica, ele nos faz justos, é por isso que dizemos que pelo sangue de Jesus derramado na cruz somos justificados. Jesus morreu para pagar de uma vez por todas o preço do pecado, a morte. Assim através da morte dele podemos ser justificados. Por isso a Bíblia ensina que só existe um caminho que leva a Deus, é o caminho de quem pagou o preço, Jesus, ele é o caminho (João 14.6), não existe nem na terra, nem fora da terra outro meio de chegarmos a Deus, somente através de Jesus, por isso a Bíblia ensina em I Timóteo 2.5 que só existe 01 (UM) mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo. E consequentemente não tem como nem mesmo chegar perto de Deus se não for por ou através de Jesus.


Se compreenderam tudo que foi explicado aqui então já devem ter percebido que tem muita gente enganada por ai, pensam que podem chegar a Deus por muitos caminhos, mas estão enganados, não tem outro caminho, e nem outro mediador, e a propósito não adianta nem mesmo orar para outro 'santo' porque só Jesus morreu, só Jesus é o mediador, só através de Jesus que podemos chegar perto do trono de Deus para encontrarmos misericórdia. Jesus é TUDO.


Concluindo, somente através e por causa de Jesus é que podemos chegar "confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno".

Meditações e Estudos Meditações e Estudos Reviewed by Pastor Magner Araujo on 11:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.