Será que sou um fofoqueiro(a)?

Estudo sobre fofoca

Aconteceu a seguinte situação que gerou uma dúvida:

Tenho um amigo(a) e trocamos confidencias um ao outro, as vezes fico sabendo de algo da vida dos outros e comento com ele(a), e ele(a) quando fica sabendo de algo comenta comigo. Isso é fofoca?
Vamos ver o que a Bíblia ensina sobre isso:

O que é um fofoqueiro: Um fofoqueiro é uma pessoa que tem informações privilegiadas (que nem todos sabem) sobre outras pessoas e revela essa informação àqueles que não precisam saber.

Em Levítico 19.16 a Bíblia nos orienta: “Não andarás como mexeriqueiro (fofoqueiro) entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”.

A Bíblia também fala do maldizente (Provérbios 18.8) e do difamador (Provérbios 16.28), o primeiro é o que fala mal de alguém, o segundo é o que difama, ou fala contra a moral de alguém, ou mesmo que coloca em dúvida. Todas essas palavras apontam para
a fofoca.

Olha o que diz Provérbios 11.12-13: "O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto".

Também o texto de Provérbios 18.7-8 diz: "A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre".

Certo comentarista bíblico esclarece o seguinte sobre a fofoca:

No livro de Romanos, Paulo revela a natureza pecaminosa da humanidade ao afirmar como Deus está derramando a Sua ira sobre aqueles que rejeitam as Suas leis. Por terem rejeitado as instruções e direção de Deus, Ele os entregou às suas naturezas pecaminosas. A lista de pecados inclui murmuradores e detratores (Romanos 1.29-32). Podemos ver dessa passagem quão sério o pecado da fofoca é e como isso é uma característica daqueles que estão sob a ira de Deus.

Paulo adverte as viúvas para não serem mexeriqueiras ou ociosas. Essas mulheres são conhecidas por serem "não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas (faladeiras e intrigantes), falando o que não convém" (1 Timóteo 5.12-13)

Observe que a Palavra de Deus diz que “o amor cobre todas as transgressões” (Pv. 10.12b e I Pedro 4.8), ou seja, se você ver seu irmão transgredir algo, a bíblia ensina como você deve proceder, o primeiro passo é não expô-lo.

Veja a orientação bíblica para quando vir alguém em pecado é:

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano” Mateus 18.15-17.

Esse texto de Mateus 18.15-17 deixa bem claro que se descobrir algo sobre seu irmão como o pecado dele, não deve expô-lo, ao contrário vai você sozinha primeiro conversar com a pessoa para que ela se arrependa, se ela não te ouvir deve levar 2 ou 3 testemunhas, se ainda não forem ouvidos só então leva para a igreja, e se não ouvir a igreja deve ser excluído, e tratado como uma pessoa que não é bem-vinda.

Concluindo


Se você descobrir algo, de alguém, e se falar não trará edificação nenhuma, então não fale. Se quiser edificar, chegue na própria pessoa e exorte com amor.

O escritor A.W. Tozer com o título: “5 votos para obter autoridade espiritual”, e o 4º voto é: “Nunca Passe Adiante Algo que Prejudique Alguém”.

Lembre-se: "Com o critério com que julgardes, sereis julgados" (Mt 7.2).

Espero ter respondido à pergunta.

Magner R. Araújo (pastor)
Será que sou um fofoqueiro(a)? Será que sou um fofoqueiro(a)? Reviewed by Pastor Magner Araujo on 18:43 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.